Fotografias Fine Art de Guto Lacaz

Guto Lacaz é graduado pela Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos (1974), mas nunca exerceu a profissão de arquiteto: ele iniciou sua carreira profissional fazendo ilustrações para o Jornal da Tarde e editoras de livros no ateliê Arte Moderna, onde trabalha há mais de trinta anos. Foi professor em diversas instituições universitárias, fora a participação em cursos livres, festivais e outras programações culturais. Ilustrações, cartazes, projetos cenográficos, instalações, performances e fotografia são alguns exemplos de seu variado – e extenso – portfólio, que inclui os livros Desculpe a letra (2000), Gráfica (2007) e omemhobjeto guto lacaz (2010). Foi premiado na 1ª Mostra do Móvel e do Objeto Inusitado (1978); recebeu duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo, em 1983 e 1990, e foi ganhador da Bolsa John Simom na Fundação Guggenheim, entre muitas outras homenagens.

A idéia do editorial com objetos veio da revista Wish em 2008, queriam fazer uma brincadeira entre duplas de objetos para o mercado de luxo e objetos funcionais. As fotos deveriam ter humor e elegância.

Como o editorial com 05 objetos fez bastante sucesso, passado um ano, a Wish voltou a procurar Guto Lacaz para criar novas duplas de objetos o que se tornaria uma sessão da revista.

O nome da sessão seria “Pares Ímpares” brincando com o jogo de que cada objeto teria seu par, que na verdade era um ímpar.

A produtora da revista fazia uma vasta pesquisa de objetos, sempre pensando no mercado de luxo, sobre objetos funcionais e entregava sua pesquisa ao Guto, que ia criando duplas conforme o desenho de cada um, priorizando o bom design e o conceito. Ele desenhava os croquis para serem aprovados e aí então serem produzidos e fotografados por Edson Kumasaka com o fundo branco infinito.

O encanto de Pares Ímpares era deixar atraente e elegante até um objeto banal como um grampo de cabelo por exemplo.

As fotografias fine art de Guto Lacaz estão disponíveis em tiragem limitada, numerada e assinadas pelo artista. Exclusivas da Fotospot – Fotografia Contemporânea Autoral.